Citrinos

Da laranja à lima, os citrinos integram uma variedade numerosa em todo o mundo. Portugal não é exceção, com o Algarve, principal região produtora, a assumir um lugar de destaque. Uma combinação de elementos, como o solo e o clima, que permite produzir produtos com características únicas. 

 

Os pomares de citrinos ocupam cerca de 17 mil hectares e distribuem-se por 24,8 mil explorações. A laranjeira é a espécie mais comum, ocupando 83% da área, seguindo-se a tangerineira com 12%. O Algarve é a principal região produtora de citrinos, com 68% das áreas de laranjeiras e 80% de tangerineiras.

O setor enfrenta desafios que passam por aumentar a produtividade, melhor as técnicas produtivas, apostar na qualidade e na diferenciação para ganhar novos mercados. No entanto para chegar a estes novos mercados tem igualmente que se organizar. São ainda poucas as estruturas (OP´s) que existem na região, pelo que há muito trabalho a fazer para organizar os produtores. Esta organização para além de permitir ganhar dimensão permite incorporar de forma mais rápida e eficiente novas tecnologias produtivas e assim tirar partido das condições únicas que Portugal tem para a cultura dos citrinos, no sul do país.

Image

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MERCADOS AGRÍCOLAS


 

Laranja - No Alentejo, na área de mercado, Vidigueira, as cotações desceram 5 cêntimos. A oferta de laranja "Baia", está a terminar e a procura continuou normal para a época. Boa qualidade do produto. No Algarve, a oferta de laranja "Lanelate" continuou suficiente para a procura. Escoamento regular. Cotações estáveis

Limão - Na Região Centro, na área de mercado Montes da Senhora, a oferta manteve-se abundante e a procura forte. As cotações não se alteraram. Saída de produto para França. No Algarve, a oferta foi suficiente para a procura média, normal para a época. Escoamento regular. Cotações sem alterações. Boa qualidade do produto.

Tangerina - No Algarve, a oferta de tangerina "Ortanique" foi suficiente para a procura baixa. Cotações estáveis. Escoamento "aos poucos". A oferta de tangerina "Encore" foi suficiente para a procura média/baixa. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Image
Image

Fonte: GPP Maio/2019

 Rua Mestre Lima Freitas, n.º 1 - 6.º - 1549-012 Lisboa - Portugal  +351 217 100 070 / 78  fnop@fnop.pt  Seg - Sex: 9:00 - 18:00