Pequenos Frutos

Pequenos Frutos

A cultura dos pequenos frutos (morango, framboesa, mirtilo, amora e groselha) tem hoje uma expressão importante em Portugal. A disponibilidade dos pequenos frutos durante o ano inteiro e a sua inclusão nos hábitos alimentares dos consumidores é já uma realidade, o que tem conduzido ao seu maior consumo.

Portugal possui excelentes condições de solo e clima para a produção das diferentes espécies de pequenos frutos, diferindo as tecnologias de produção consoante a região de produção.

Na cultura de pequenos frutos, o desenvolvimento de novas tecnologias de produção e a adaptabilidade de outras tem evoluído.

Sendo os pequenos frutos bastante perecíveis, a qualidade pós-colheita assume um papel preponderante na fileira.

Com base na investigação e experimentação tem-se adotado o uso de plásticos biodegradáveis nas culturas do morango e da framboesa, o que conduz à melhoria da produtividade das culturas e redução do custo ambiental.

A avaliação e o conhecimento das pragas e dos seus inimigos naturais, bem como da interação entre as culturas e as adventícias associadas são essenciais para a aplicabilidade de programas de proteção integrada (PI). A formação de técnicos e agricultores em PI é essencial para a aplicação de tecnologias de produção adequadas a cada espécie e às diferentes regiões do país. Adquirem formação na área das doenças, pragas e seus inimigos naturais, de modo a estarem habilitados a reconhecer a biodiversidade de organismos com que se confrontam nos ecossistemas agrários.

(Fonte:DGADR)

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SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MERCADOS AGRÍCOLAS


 

Amora - No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta tem aumentado e as cotações vão desvalorizando.

Framboesa - Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de setúbal, a oferta continuou alta e a procura média. Cotações sem alterações. Boa qualidade. No Alentejo, na área de mercado, Odemira, o aumento da oferta regional e a concorrência de produto de Marrocos provocaram uma ligeira descida das cotações. Procura alta. No Algarve, a oferta foi média e a procura alta. Bom escoamento. Descida das cotações da framboesa, categoria I (para exportação).

Morango - Na Região Norte, na área de mercado, Macedo de Cavaleiros, o volume de transações foi superior, porque a campanha encontra-se em plena produção. A oferta alta foi suficiente para a procura. Cotações sem alterações. Escoamento sem dificuldades. Na Região Centro, na área de mercado Litoral Centro, a oferta do morango produzido ao "ar livre" aumentou e a procura esteve regular. Boa procura externa. Concorrência de outros frutos da época, como a cereja. Descida das cotações do morango comercializado em caixa e em cuvetes. Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado, Oeste, a oferta e a procura continuaram fortes. Produto de boa qualidade e de tamanhos médios. Subida das cotações do morango comercializado em caixa e descida das cotações do morango comercializado em cuvetes. Na área de mercado, Península de Setúbal, a oferta continuou alta e a procura média. Subida da cotação máxima e descida da cotação mais frequente do morango " Grado". Subida da cotação mínima do morango "médio". Na área de mercado, Ribatejo, as cotações mantiveram-se estáveis. Oferta forte e a procura média/alta. No Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta continuou alta mas a procura diminuiu (média) devido ao aparecimento de outros frutos. Boa qualidade do produto. Descida das cotações. No Algarve, as cotações valorizaram. A oferta foi baixa, assim como a procura. Escoamento fraco.

 

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Fonte: GPP Maio/2019

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